curso de ingles exames 4

Testes de proficiência em inglês – 5 técnicas infalíveis para se preparar (10 julho 2020)

Os testes de proficiência em inglês são um dos processos obrigatórios para quem deseja fazer intercâmbio, estudar, imigração ou comprovar a fluência na língua inglesa. É por meio dele que é possível garantir que você realmente sabe o idioma do seu destino.

Contudo, por se tratarem de provas que abordam diferentes aspectos da língua, elas podem ser desafiadoras. E abaixo nós separamos algumas dicas de como se preparar para esse tipo de avaliação.

1.    Treina a parte escrita dos testes de proficiência

Muitas pessoas acabam focando apenas na parte oral e se esquecem que nos testes de proficiência também existe uma parte onde é necessário dissertar.

Logo, para não fazer feio é importante treinar a parte escrita.  Escreva ao menos um parágrafo por dia para exercitar essa habilidade.

2.    Se planeje para otimizar o tempo

Ao fazer esses exames, além de responder as perguntas corretamente também é necessário obedecer ao tempo da prova. Afinal de contas, são várias perguntas a serem respondidas e você precisa completar todas.

Por isso, mais uma das técnicas para se preparar é treinar e se planejar para otimizar o tempo. Lembre-se, além das questões você ainda precisará fazer uma parte escrita.

3.    Entenda o seu teste de proficiência

Mais uma das dicas para se preparar para os testes de proficiência em inglês é entender o funcionamento dos exames. Isso porque, essas avaliações levam em consideração várias áreas do conhecimento e também possuem etapas para verificar a escrita e a oração.

E a falta de conhecimento sobre o mecanismo de avaliação é o que faz muitos participantes terem um desempenho baixo.

Por isso, uma das técnicas para se preparar para os testes de proficiência é justamente entender como funcionando os exames. Inclusive, é válido realizar simulados até mesmo para testar suas habilidades de planejamento para fazer as avaliações.

4.    Tenha um plano de estudos focado nas suas principais dificuldades

Já que você vai fazer simulados para entender melhor o funcionamento dos testes de proficiência, aproveite os resultados para montar os seus planos de estudos.

Ele deve ser focado justamente nas principais dificuldades que você encontrou, mas, também, focar em questões mais gerais que são recorrentes nesse tipo de prova, como, por exemplo, a gramática.

O ideal é criar esse plano já tendo em mente que você precisará de um acompanhamento mais profissional. Afinal de contas, os exames são bem mais específicos e podem abordar temas que nem sempre estão no dia a dia.

5.    Busque uma aula de preparação para os testes de proficiência em inglês

Por fim, para garantir que você esteja totalmente preparado para os testes de proficiência em inglês o ideal é buscar aulas com foco nessas avaliações. Por meio delas você terá uma metodologia específica que vai abordar os principais pontos das provas.

E na Academia de Inglês você pode se preparar para esse processo. A instituição tem anos de experiência e professores nativos que poderão dar todo o suporte para te preparar para esses exames.

Quer saber mais sobre como se preparar para os testes de proficiência? Então não deixe de entrar em contato conosco e saber mais.