Curso de Inglês para Negócios 15

Qual é o perfil profissional exigido pelas empresas atualmente (5 maio 2020)

O mercado está em constante mudança. Logo o perfil profissional exigido pelas empresas também tem mudado frequentemente.

E estar atento as habilidades assim como os conhecimentos mais requisitados pelos empregadores é essencial, pois isso pode lhe ajudar a obter uma vantagem competitiva. Seja para procurar o primeiro emprego ou para se reposicionar dentro do mercado.

Nesse post, separamos as 5 maiores competências que um profissional precisa desenvolver para ter o perfil considerado “ideal” pelo mercado corporativo. E a primeira delas é:

1.  Inteligência emocional

A inteligência emocional consiste na capacidade do profissional de compreender bem como lidar com as próprias emoções e também com as pessoas ao seu redor.

Dessa maneira, ele consegue tomar decisões mais assertivas, mesmo em momentos de conflito ou de dificuldades no negócio.

E encontrar um profissional com essa capacidade é o que as empresas buscam no momento.

2.  Liderança

Quem deseja ocupar grandes cargos, como de gestor, precisa ter a habilidade de liderança.

Importante aqui ressaltar que ela não diz respeito ao fato da pessoa “saber mandar”, mas sim, de compreender os potenciais de cada colaborador da equipe e liderar todos de modo a alcançar os melhores resultados.

Um líder sabe delegar tarefas, mas também assumir responsabilidades. Ele se comunica de forma eficiente com as pessoas bem como consegue proporcionar mais sincronia para o time, mediando conflitos e colocando cada profissional exatamente no lugar onde ele precisa estar para gerar os resultados que a equipe precisa.

3.  Capacidade de resolver problemas

O profissional que deseja se destacar nos dias de hoje precisa focar em soluções e não em problemas.

Ou seja, você precisa ter a capacidade de olhar para um obstáculo e já desenvolver um plano para passar por cima dele. E aqui é necessário ter a habilidade de lidar com problemas dos mais diferentes tamanhos.

Desde coisas corriqueiras que podem atrapalhar a rotina do negócio, até crises dentro da empresa.

4.  Ser multifuncional

Por muitos anos as empresas valorizaram apenas os profissionais ultra especializados em apenas uma área ou função. Contudo, os tempos mudaram.

Hoje o mercado está cada vez mais interligado. E com isso, o tipo de profissional necessário mudou.

As empresas não precisam apenas de profissionais especializados apenas em uma coisa, eles também necessitam de pessoas multifuncionais. Ou seja, que tenham conhecimento em várias áreas, diretamente ou indiretamente a sua função.

5.  Ser fluente em inglês

A fluência em inglês é algo que sempre está no perfil profissional exigido pelas empresas. Hoje, esse tipo de conhecimento se tornou obrigatório mesmo em empreendimentos que não possuem atuação em outros países.

Isso porque ele é crucial em negociações e até mesmo em estratégias de expansão. Afinal de contas, hoje, até mesmo pequenas empresas já possuem parceiros no exterior.

Além disso, o conhecimento em inglês também abre portas para o profissional se manter atualizado sobre as tendências que chegam primeiro no Exterior.

Você poderá participar de cursos no exterior, eventos e até mesmo ampliar o seu networking para manter contato com profissionais de outros países.

E tudo isso irá agregar mais ao seu currículo, ampliando as suas oportunidades de crescimento na carreira.

Conclusão

Reunindo essas habilidades e competências, certamente suas chances de conseguir uma oportunidade real e promissora no mercado atual serão enormes.

Gostou do post? Você tem dificuldade em falar inglês? Então aproveite para conferir o curso de inglês para negóciosda Academia de Inglêse veja como garantir essa habilidade que faz parte do perfil profissional exigido pelas empresas.  Entre em contato conosco para uma avaliação online ( gratuita e sem compromisso).