O que é o exame CAIA: Tudo o que precisa saber sobre o assunto

O que é o exame CAIA: Tudo o que precisa saber sobre o assunto

Você quer atuar no mercado financeiro e está em busca de qualificações? Então contar com uma certificação financeira internacional fará toda a diferença no seu currículo. E entre as certificações que mais se destacam nesse sentido está o exame CAIA. Você sabe o que é este exame?

Continue lendo esse post e descubra mais sobre o que é, para quem se destina. E quais são as vantagens dessa certificação. Confira!

 

O que é o exame CAIA?

Para você que não sabe o que é o exame CAIA, esta é uma certificação financeira, que tem como foco os investimentos considerados alternativos. Por meio dessa certificação internacional, você pode se especializar em diferentes áreas. Desde Real Estate, até Commodities, Maneged Futures, Hedge Funds assim como em outras áreas.

A certificação é realizada através da aplicação de uma prova de reconhecimento mundial. E quem quer concorrer a essa certificação, deve se inscrever no site oficial da CAIA, bem como se preparar bastante. Atualmente, existem vários cursos online disponíveis o ano inteiro para preparação neste exame.

 

Para quem se destina esse exame?

A CAIA é indicada para profissionais que trabalham com renda fixa ou então renda variável. E que buscam se qualificar em novas classes de ativos.

Os profissionais que se beneficiam, são:

  • Gestores financeiros de mercados alternativos;
  • Acadêmicos
  • Gestores de fundos de Hedge e Private Equities;
  • Investidores de Commodities;
  • Banqueiros privados;
  • Graduados na área.

Como funciona o exame CAIA?

Tão importante quanto saber o que é o exame CAIA e para quem se destina, é entender como funciona este exame.

No geral, o exame é composto por 2 provas, divididas por níveis. No primeiro são aplicadas 200 questões que podem ser feitas em até 4 horas.

Já no segundo nível, há 2 etapas. Na primeira são 100 questões, enquanto que na segunda são 3 questões dissertativas. Estas provas também podem ser concluídas em 4 horas, em cada etapa.

Em relação aos temas, no nível 1, cobra-se temas com diferentes pesos. Por exemplo, o tema “Introdução aos Investimentos Alternativos” possui peso de 20% a 25%. Enquanto isso, outros temas como “Padrões Profissionais e Ética” e “Ativos reais” possuem peso que variam de 10% até 20%.

Já no nível 2, alguns dos temas mais cobrados são: Alocação de ativos e investidores institucionais, Ativos reais, Produtos Estruturados entre outros. Cada um possuindo também seus respectivos pesos.

 

Funções do profissional certificado pelo exame

As funções de quem realiza o exame CAIA podem flutuar muito nas diferentes áreas do mercado financeiro.

No entanto o mais comum é a gestão de recursos de terceiros em mercados alternativos. Isso a partir de estratégias regulamentadas, prevendo a segurança do cliente.

As principais atribuições, são referentes a Gerentes de risco ou então gerentes de portfólio.

Contudo, os analistas, traders e consultores de investimento acabam também se beneficiando com essa qualificação.

 

Vantagens do exame CAIA

É muito difícil conseguir passar no exame CAIA e obter essa certificação. Mas vale muito a pena o esforço e horas de estudos, porque a evolução no currículo é indescritível.

Logo depois, a vida profissional dá um salto e os profissionais passam a ter um reconhecimento muito maior no mundo dos negócios.

Além de, ser importante para os profissionais é também uma referência para os clientes, que acabam se sentindo mais seguros.

No mercado financeiro, assim como em qualquer outro segmento, quanto mais qualificações você tiver melhor. Afinal, as qualificações agregam mais credibilidade e confiança no trabalho dos profissionais.

Agora você sabe mais sobre o exame CAIA. Infelizmente muitos profissionais no Brasil não passam no exame CFA ou CAIA por um único motivo: a língua inglesa. por isso criamos o curso de inglês para o exame CFA  para ajudá-lo a realizar seu sonho acesse nosso site e conheça nosso curso preparatório de inglês para CFA!