Não passei no exame para certificação CFA, e agora?

Não passei no exame para certificação CFA, e agora?

Todo ano muitas pessoas prestam o exame para certificação CFA e acabam reprovando. Como ele é um padrão ouro dentro do mercado de investimentos, então é de se esperar que possua um grau de dificuldade maior que outros exames.

Quando a reprovação chega, geralmente ela vem acompanhada de muita frustração e desânimo. Mas, nem tudo está perdido!

Acompanhe esse artigo e descubra como superar a reprovação no exame para certificação CFA e obter melhor desempenho em próximas tentativas!

Muita gente reprova no exame?

Candidatos com nível médio de desempenho permanecem em média 4 anos no programa. O que isso significa?

Basicamente, significa que há sim um grau de reprovação alto no exame para certificação CFA. Ao menos 1 vez, a grande maioria das pessoas que fez este exame já reprovou.

Mas as 300 horas de estudo que foram realizadas não são perdidas. Sobretudo porque mesmo com mudanças no conteúdo do exame a cada ano, o conhecimento adquirido só vai reforçar sua experiência nos próximos. Saiba que refazer o exame não é tão demorado como começar pela primeira vez.

Taxas de reprovação

No geral, sabemos que ninguém gosta de reprovar, mas dada a dificuldade do exame para certificação CFA é muito comum que isso aconteça. Em 2019, a média de aprovação para você ter uma ideia foi de:

  • Nível I aprovação de 43%,
  • No Nível II aprovação de 45%;
  • Nível III aprovação de 56%.

Além disso, com a Pandemia COVID-19, as taxas de aprovação acabaram diminuindo, mas não pelo nível de dificuldade. E sim pelos adiamentos e cancelamentos que ocorreram durante a aplicação do exame para certificação CFA, então não se assuste!

Quantas vezes é possível refazer o exame para certificação CFA?

A princípio, cada nível do exame pode ser refeito no máximo 6 vezes, sendo que no mesmo ano pode fazer 2 vezes. Mas, não pode ser em janelas consecutivas.

A decisão de refazer o exame precisa estar bem pautada nos conhecimentos, assim como na segurança do candidato. Faça um levantamento de:

  • Quantas horas gastou no exame anterior;
  • Se o plano de estudo foi seguido;
  • Tipos de materiais complementares que podem contribuir;
  • Defina suas metas.

Contudo, fique atento para que não passe muito tempo do exame anterior, preferencialmente no mesmo ano.

Dicas para obter melhor desempenho no exame para certificação CFA

Você não passou no exame para certificação CFA? Então não desanime. Use o conhecimento que adquiriu no exame e reforce seu aprendizado para o próximo. E para ajudar a melhorar seu desempenho, listamos abaixo algumas dicas úteis para quem vai prestar esse exame. Veja:

  • se o inglês não é sua língua nativa então é realmente recomendado que você comece com um curso de inglês focado em CFA ou mercado financeiro.
  • Faça uma análise dos resultados dos exames anteriores;
  • Utilize uma ferramenta que oriente seus estudos;
  • Faça um cronograma de estudos, assim como dedique mais horas, naquilo que você percebe ter mais dificuldade;
  • Realize simulados frequentemente;
  • Aprimore seu inglês para facilitar o entendimento da prova e ajudar você a ganhar tempo na realização do exame
  • Quando chegar próximo do dia do exame, dedique muitas horas para praticar o que você aprendeu até o momento;
  • Ao realizar os simulados, sempre preste atenção no que errou e foque em compreender melhor esses assuntos.

Até aqui você já percebeu que reprovar no exame para certificação CFA é muito comum, então você não precisa se desesperar. O importante é focar novamente nos estudos, para estar melhor preparado!

 

A Academia de Inglês é a única escola que oferece profissionais no mercado financeiro, cursos de inglês relacionados a certificações financeiras como CFA e CAIA. Oferecemos cursos de inglês especialmente criados para analistas de investimentos, gestores de investimentos, etc. Você pode até MONTAR SEU CURSO e criar um curso focado no seu trabalho atual e na carreira futura.

 

Academia de Inglês, Academia de qualidade!