Fazer mestrado no exterior, o que é preciso?

Fazer mestrado no exterior, o que é preciso?

O que é preciso para fazer mestrado no exterior?

Fazer mestrado no exterior é o que a maioria das pessoas que buscam qualificar seus conhecimentos para o mercado de trabalho desejam.

Mas, uma dúvida muito comum entre elas é sobre o que é preciso fazer para conquistar uma vaga em um curso de mestrado fora do país.

Entre os destinos mais buscados por quem deseja fazer mestrado no exterior, estão os EUA, o Canadá e o Reino Unido. Afinal, estes países contemplam algumas das instituições de maior prestígio, além de um sistema educacional de outro nível.

Por isso, se a sua intenção é fazer mestrado em algum destes países, continue lendo esse post. E conheça os principais requisitos para conseguir vaga em instituições de ensino nos EUA, Canadá, ou então Reino Unido.

 

Fazer mestrado no Exterior: Principais requisitos

Dependendo do país de destino, os requisitos para fazer mestrado no exterior mudam um pouco. Mas, abaixo separamos três dos países mais buscados por quem deseja fazer mestrado fora do país e seus respectivos requisitos. São eles:

 

1. EUA

Um mestrado com titulação nos Estados Unidos, dá ao seu currículo um amplo reconhecimento no mercado de trabalho. Afinal, este é um país em constante evolução e está sempre posicionado como uma nação potente.

Veja abaixo os requisitos para ingresso em um mestrado nos EUA. Começa pela montagem do seu dossiê ou então application, que deve conter:

  • Officialtranscripts: é seu histórico escolar oficial traduzido, bem como juramentado.
  • Statementofpurpose: aqui é um breve resumo, de aproximadamente 500 palavras, sobre suas pretensões ao ingressar no programa de mestrado. Lembre-se de citar suas experiências profissionais, intercâmbios (se tiver), extensões, cursos, ou então monitorias. Obviamente deve ser escrito em inglês, então cuidado para estar bem elaborado.
  • Currículo: ajuste seu currículo para o inglês, tente ser claro e objetivo.
  • Lettersofrecommendation: este item corresponde as cartas de recomendações, que as empresa onde você trabalhou ou locais que tenha prestado serviço, mesmo que comunitário, vão falar suas características e seus pontos fortes. Não esqueça que deve conter o e-mail da pessoa que está fazendo a recomendação.
  • Languageproficiency: importante você possui certificações de proficiência, como TOEFL, pois seu inglês precisa ser excelente. Caso seu inglês ainda seja intermediário, foque em um curso para conseguir avançar.

2. Canadá

A principal vantagem de cursar mestrado no Canadá é referente ao investimento financeiro.

Devido, o custo de vida mais barato e valores mais em conta das mensalidades quando comparados a mestrados dos EUA ou reino Unido, muitas pessoas acabam optando pelo Canadá.

E entre os requisitos para fazer mestrado no Canadá, estão:

  • Necessidade de inglês fluente, não só para o mestrado, mas qualquer curso realizado no Canadá necessita de um inglês certificado por exames.
  • Traduções juramentadas no Canadá, não só o histórico, mas toda a vida acadêmica do aluno deve estar traduzida e juramentada. Inclusive histórico do ensino médio.
  • Carta de motivação: é a expressão de motivos, pelos quais optou por determinado curso.
  • Provas de admissão: são provas que você consegue realizá-las aqui no Brasil.

3. Reino Unido

O Reino Unido é excelente para quem tem pressa em obter certificação, pois lá os cursos costumam ter duração mais rápida. No caso do mestrado, em um ano você já está com o diploma.

Os requisitos para realizar o mestrado no Reino Unido, são:

  • Graduação completa, claro, e dois anos de experiência de trabalho;
  • Transcrição de seus cursos anteriores, em Inglês;
  • Comprovação de proficiência em Inglês, por meio do TOEFL ou IELTS/PTE;
  • Possuir certificação GRE ou GMAT, nos casos de MBA;
  • Provar uma garantia de financiamento, como bolsas ou comprovantes de recursos suficientes para o custeio.

 

Agora que você já teve uma visão geral sobre o que é preciso para fazer mestrado no exterior, escolha o que melhor se adapta a sua realidade e se dedique.

Aproveite para aperfeiçoar seu inglês e se dar bem em qualquer seleção para especialização fora do país. Acesse nosso site e conheça nossos cursos de idiomas!

 

Academia De Inglês  é a única escola de inglês no Brasil que oferece todos os cursos preparatórios necessários para a imigração ou estudar fora do Brasil. Temos muitos anos de experiência preparando os brasileiros para a realização de seus sonhos e objetivos. Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita e sem compromisso.