Exames internacionais em inglês: Veja estas dicas para se dar bem!!!

Exames internacionais em inglês: Veja como se dar bem adotando estas dicas!!!

Fazer exames internacionais em inglês é um requisito importante para quem vai estudar no exterior. E também para quem está em busca de novas oportunidades para alavancar na carreira.

Isso porque muitas vezes eles são exigidos por instituições de ensino ou então em processos seletivos. IELTS, Cambridge e TOEFL são apenas alguns deles. E o objetivo de todos é um só: avaliar o seu domínio do idioma, considerando 4 habilidades principais:

  1. Speaking – Habilidade de falar em inglês
  2. Listening –Habilidade de compreender em inglês
  3. Writing – Habilidade de escrever em inglês
  4. Reading and Use ofEnglish – Habilidade de ler e usar a língua inglesa

Para ajudar você a receber boas avaliações em cada um destes quesitos, separamos nesse artigo algumas dicas de como fazer exames internacionais em inglês. Confira!

Dicas para o Speaking

Existem várias dicas interessantes que você pode adotar para se dar bem na prova de speaking. E a primeira delas é:

·Fique atento as perguntas do examinador

Preste bastante atenção às perguntas que o examinador realizar e responda sempre da forma mais detalhada possível. Procure dar exemplo dentro de suas respostas e evite responder de forma vaga como “Yes” ou “No anwers”. Ainda que a resposta seja “No”, você deve justificar o porquê da negativa.

·Vá além nas suas descrições

Se o examinador pedir para descrever uma figura ou então imagem, não limite sua descrição apenas ao que está vendo. Tente ir mais além, pois isto também mostra para ele seu domínio do idioma. Assim, suas chances de sucesso nos exames internacionais.

Dicas para o Listening

Além de ficar atento as instruções em cada prova bem como destacar as palavras principais, você também deve:

·Ser ágil ao responder as provas

Basicamente, você irá ouvir cada parte da prova mais de uma vez. Então, para se dar bem nessa etapa, é importante ser ágil e tentar responder o máximo de questões da primeira vez. Mas, se não conseguir, fique tranquilo, pois haverá uma segunda vez para responder.

·Evite deixar perguntas sem respostas

Nos exames internacionais é importante que tente responder a prova em sua totalidade. Caso tenha dúvida em alguma questão, procure selecionar a alternativa que mais faça sentido, mas nunca deixa de responder as perguntas.

Exames internacionais em inglês – Dicas para o Writing

Na prova de Writing é interessante que preste bastante atenção a quantidade de palavras solicitada pelo examinador. Além disso, nessa etapa, você também deve:

·Praticar a escrita de diferentes textos

Procure escrever diferentes tipos de textos. Desde cartas, até artigos, bem como relatórios, entre outros textos. Assim, você saberá exatamente qual estrutura usar quando o examinador solicitar a escrita do texto para o exame.

·Faça um planejamento prévio

Antes mesmo de começar a escrever seu texto em exames internacionais, você deve se planejar. Defina quantos parágrafos seu texto irá ter, assim como o conteúdo que irá abordar em cada um deles.

Exames internacionais em inglês – Dicas para o Reading

Nesta etapa é importante que controle o tempo da prova. Além disso, outras dicas são importantes:

·Leia atentamente as perguntas

Antes mesmo de ler o texto, procure ler as perguntas que a prova traz. Destaque nelas as palavras principais, pois isto te ajudará a encontrar a resposta no texto mais rapidamente.

·Confira todo o cartão resposta

Tome cuidado ao passar as respostas para o cartão. Nesse momento é importante ter calma e ao final conferir se todas as questões foram respondidas adequadamente.

Estas dicas irão lhe ajudar e muito em seus exames internacionais. Mas, acima de tudo, é importante se preparar com antecedência para garantir um bom resultado.

 

Em nosso site, você encontra excelentes cursos voltados para exames internacionais. Então se já definiu para qual exame pretende fazer, acesse agora mesmo nosso site e conheça mais sobre os cursos de inglês para exames de proficiência da Academia de Inglês!