Exames de proficiência mais exigidos pelas universidades

Exames de proficiência mais exigidos pelas universidades (22 de outubro de 2020)

 

Se você deseja estudar fora do país, saiba que um dos requisitos que grande parte das instituições de ensino estrangeiras exigem para que consiga se matricular no curso são os exames de proficiência do idioma.

Esses exames basicamente são responsáveis por certificar que você tem o domínio do idioma e está apto a acompanhar as aulas em uma língua estrangeira.

Contudo, muitos estudantes, quando estão se preparando para fazer um intercâmbio e estudar em outro país, quase sempre se esquecem de se planejar e se preparar para os exames de proficiência. Com isso, boa parte deles perdem a chance de ingressar em uma boa universidade devido a falta de um preparo adequado nesse quesito.

Para que isso não aconteça com você, continue lendo esse post. E confira os exames de proficiência mais exigidos pelas universidades de acordo com cada idioma.

 

Exames de proficiência para Inglês – TOEFL, IELTS e Cambridge

Esses exames de proficiência são requisitos de universidades de países de língua inglesa bem como por instituições nas quais são ministradas aulas em inglês, independentemente do país.

O TOEFL é mais comum nos Estados Unidos. Além disso, sua nota varia de 0 a 120 pontos, sendo que as universidades mais rigorosas exigem pelo menos a nota 90 para admissão de alunos.

Já o IELTS é mais presente na Europa bem como em demais universidades com cursos em inglês, com pontuação que varia de  0 a 9.

Apesar de importante, o Cambridge dificilmente é aceito pelas universidades, já que não tem um prazo de validade definido.

 

Exames de proficiência para Italiano – CELI e CILS

Além de requisito para universidades, é comum se fazer exames de proficiência nessa língua para que descendentes de italianos tenham direito à dupla cidadania.

Os níveis de italiano se atestam pelas siglas A1 (básico) até C2 (avançado), pelos parâmetros da prova CILS. Este exame é realizado por instituições como a Università per Stranieridi Siena e aplicado no Brasil em Junho e Dezembro.

Já o CELI tem o patrocínio da Università per Stranieridi Periugia e possui os seguintes níveis:

  • CELI IMPATTO (A1);
  • CELI 1 a 5.

 

Exames de proficiência para Espanhol – DELE e SIELE

O DELE tem validade por tempo indeterminado e avalia os níveis de domínio do espanhol em avaliações que vão de A1 a C2; o Instituto Cervantes que detém as informações sobre o teste.

Já o SIELE, é um dos exames de proficiência mais recente. Criado em 2015, ele possui validade de apenas dois anos. Este é um exame que avalia todas as variantes do espanhol, com quatro provas distintas, onde cada uma delas analisa uma competência em específico.

 

Exames de proficiência para Alemão – Goethe-Zertifikat

O Goethe Institut no Brasil é responsável pela aplicação dessa prova de alemão, a qual acontece duas vezes por ano e seu preço varia de R$ 165 a R$ 575, a depender do nível de conhecimento (A1 a C2).

 

Exames de proficiência para Francês- DELF/DAFL

O DELF, assim como o DALF, são as provas de proficiência em francês aplicadas unicamente pela Aliança no Brasil. Estes exames possuem seis níveis de competência (A1 a C2). Além disso, as notas para admissão nas universidades que o aluno deve ter são B2 ou C1.

 

Como aumentar suas chances de sucesso

Separamos algumas dicas imperdíveis para que você tenha sucesso nesses exames de proficiência, confira:

  • Escolha em qual universidade quer estudar antes de fazer a prova;
  • Prepare-se com antecedência;
  • Elabore um plano de estudos;
  • Tenha muito contato com a língua, como através de filmes e livros;
  • Faça um curso preparatório específico para o exame de proficiência que deseja.

Não deixe de acessar o site academia de inglês e saiba tudo sobre a melhor forma de se preparar para os exames de proficiência.

 

Academia de inglês tem muitos anos de experiência na preparação de alunos e profissionais brasileiros para exames como TOEFL, PTEIELTS, SAT, GMAT, GRE etc. Temos cursos preparatórios 100% personalizados e com professores nativos. Entre em contato conosco para uma avaliação do seu nível de inglês e de suas necessidades.