Exame CAIA: Saiba o que é e como conseguir sua certificação!

Exame CAIA: Saiba o que é e como conseguir sua certificação!

O exame CAIA é reconhecido pelo mundo inteiro e se apresenta como uma referência de padrões e análises de investimentos. Mas, dentro deste tipo de certificação ainda existem muitas dúvidas. Desde o que é o exame CAIA, até como fazer para conseguir a certificação CAIA.

Para ajudar você a esclarecer estas e outras dúvidas, preparamos esse artigo. Por isso, continue sua leitura e entenda do que se trata o exame CAIA e quais oportunidades uma titulação CAIA pode oferecer para sua carreira. Confira!

O que é o exame CAIA?

O exame CAIA é uma credencial de reconhecimento mundial na área de investimentos alternativos (Alternative Investments). Essa certificação se destina às pessoas que trabalham com análises, gerenciamento, assim como em distribuição de investimentos. Principalmente, para aqueles que atuam no fundo hedge, private equity, capital de risco e investimento em imóveis.

O que faz um analista de investimentos?

Basicamente, o analista de investimentos alternativos possui as seguintes atribuições:

  • Analisar; demonstrativos financeiros
  • Distribuir ou então regular ativos reais;
  • Mapear o mercado de fundos, sobretudo para identificar oportunidades de negócios

Nem todas as pessoas que trabalham com investimentos alternativos possuem a titulação CAIA,. Mas há um consenso entre o grupo, que é um grande diferencial na carreira de quem trabalha com isso.

A expectativa de crescimento da área nos próximos anos é de 11%. Além disso, o que encanta cada vez mais os analistas são os salários, cuja média se estima em US$ 64.146 (ano 2020).

Atividades que pode realizar após ser aprovado no exame CAIA

Quem possui titulação CAIA geralmente possui muitas oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque esse certificado lhe permite atuar como:

  • Analista de investimentos: entende os riscos e retorno dos investimentos;
  • Diretor administrativo ou vice-presidente sênior: é um executivo do nível C e responsável pelo pleno desempenho da empresa;
  • Estruturador de crédito: trabalha com transações complexas e ativos financeiros;
  • Executivo de nível chefe: impulsiona e estimula o crescimento da instituição;
  • Gerente de portfólio: acompanha os clientes ou grupos de clientes, em relação aos investimentos, baseado em sua experiência;
  • Gestor de investimentos: trabalha com os fundos dos clientes, visando render mais capital.

Ainda que possuir a certificação CAIA, não seja uma certeza de cargos de gestão, é um destaque com certeza para seu currículo.

Como conseguir a certificação CAIA

Agora que já sabe o que é o exame CAIA, chegou o momento de entender como conseguir a certificação. Para adquirir essa titulação, é preciso obedecer a alguns requisitos, como:

  • Realize a prova e obtenha pontuação para passar nos 2 níveis, não há um requisito de experiência e graduação;
  • Tenha um diploma de bacharel e 1 ano de experiência profissional ou ainda 4 anos de experiência, se não tiver diplomação;
  • Se associe ao CAIA, com valor de $ 350,00 (2021) e comprimento dos termos;
  • Tenha 2 referências profissionais.

Além disso, vale destacar que grande parte dos profissionais não conseguem a certificação por não dominar a língua inglesa. Então, se o seu objetivo é conquistar o certificado no exame CAIA não deixe que o inglês seja uma barreira para o seu sucesso.

 

Acesse hoje mesmo nosso site e comece a aprimorar seu inglês para exame CAIA fazendo um curso de inglês completo e direcionado exclusivamente para esse exame.

A Academia de Inglês é a única escola que oferece profissionais no mercado financeiro, cursos de inglês relacionados a certificações financeiras como CFA e CAIA. Oferecemos cursos de inglês especialmente criados para analistas de investimentos, gestores de investimentos, etc. Você pode até montar seu curso e criar um curso focado no seu trabalho atual e na carreira futura.

 

Academia de Inglês, Academia de qualidade!