cursos de inglês online e presencial

Estudar no exterior: Qual a importância do TOEFL para sua carreira (15 maio 2020)

Quem deseja estudar no exterior precisa se planejar e se preparar. Afinal, é necessário realizar uma série de processos, como a solicitação do visto de estudante.

Mas, uma das etapas mais importantes nessa preparação é a realização do TOEFL.

Justamente por isso que preparamos esse post para lhe ajudar a entender o que é, como funciona e também como o TOEFL pode ajudar na sua carreira. Por isso, não deixe de ler até o final. Confira!!!

O que é o TOEFL?

O TOEFL nada mais é do que um exame que avalia suas habilidades com a língua inglesa. Ela analisa diversos pontos, como a compreensão, mas também a escrita acadêmica, que é indispensável para quem deseja estudar no exterior.

A grande maioria das instituições de ensino do exterior exigem a apresentação dos resultados desse exame para que o candidato possa ase inscrever. Além disso, também existem vários programas de bolsas de estudos que usam a mesma ferramenta.

O TOEFL também é usado como nivelamento em alguns casos.

Ou seja, basicamente, sem realizar esse exame ficará praticamente impossível garantir uma vaga no exterior. Mesmo quem viaja para fazer intercâmbio com foco no aprendizado de uma segunda língua, posteriormente vai precisar dessa avaliação.

Como o exame TOEFL pode ajudar na sua carreira?

Boa parte das pessoas que vão estudar no exteriorjá viajam com o desejo de fincar raízes no país estrangeiro, ou posteriormente desenvolve esse desejo. Seja por conta da qualidade de vida elevada, ou das oportunidades de crescimento profissional que são mais diversas.

E se você pretende seguir uma carreira de sucesso fora do Brasil, o TOEFL também é importante. Isso porque, ele é exigido por muitas empresas para a contratação de imigrantes, principalmente as multinacionais.

Até mesmo aqui no Brasil alguns empreendimentos de grande porte, principalmente das áreas de tecnologia, indústria, inovação entre outras, exigem esse tipo de comprovação. Afinal de contas, por meio desse exame é possível atestar as habilidades do profissional, garantindo assim um colaborador realmente capacitado.

Como funciona o exame?

O exame é composto por quatro provas: reading, listening, speaking e writing. Cada uma dessas provas tem como objetivo atestar as habilidades do estudante em um aspecto do idioma, como conversação e escrita.

Dessa maneira, é possível verificar o nível de fluência como um todo, uma vez que muitas vezes a pessoa escreve muito bem em inglês, mas tem dificuldades na conversação. O TOEFL engloba todos esses aspectos.

Cada teste de habilidade equivale a 30 pontos, somando assim 120 pontos. Quanto maior for a pontuação, melhor o nível que o estudante será encaixado no nivelamento.

No entanto, é sempre importante lembrar que assim como acontece no ENEM aqui no Brasil, o TOEFL também contabiliza a pontuação separadamente. Logo, se você zerar em alguma habilidade será diretamente prejudicado.

Por conta disso, é muito recomendado que quem deseja ir ao exterior para estudar, faça um preparatório específico para esse exame. Por meio dele, será possível aprender de forma aprofundada como funciona o exame e como garantir uma excelente pontuação.

Quer se preparar para estudar no exteriorobtendo uma excelente nota no TOEFL? Então conheça agora mesmo o curso preparatório da Academia de Inglês, e veja como melhorar suas habilidades com o segundo idioma. Entre em contato conosco para marcar uma avaliação, (gratuito e sem compromisso), um Mini TOEFL.