cursos de inglês online e presencial 3

Escolas de idiomas ou aulas particulares? Quando você deve fazer cada uma? (29 set 2020)

Quem precisa ou tem interesse em aprender um novo idioma quase sempre se depara com a seguinte dúvida: afinal de contas devo frequentar escolas de idiomas ou aulas particulares? 

 

Para te ajudar a tomar a decisão certa e, com isso, garantir o melhor aprendizado, vamos mostrar nesse post as vantagens e desvantagens de cada opção. Confira!

 

Escolas de idiomas ou aulas particulares: Qual é a melhor?

Para começar, antes de fazer sua escolha entre escolas de idiomas ou aulas particulares, é importante que você defina o objetivo para o qual deseja aprender uma nova língua. Além disso, é necessário pontuar os benefícios de cada opção e, com isso, ver qual deles oferecer aquilo que você espera no aprendizado de um novo idioma.

 

Escola de idiomas – Vantagens

Basicamente, uma escola de idiomas oferece vantagens como o uso de metodologias de ensino próprias, maior interatividade com outros alunos, entre outras coisas.

 

Mas, caso você opte por uma escola de idiomas, é importante se atentar a algumas questões, como a qualificação dos professores, a quantidade de alunos por sala, material didático, faixa etária da turma e a abordagem do ensino.

 

Desvantagens

Como desvantagens, além da falta de flexibilidade de horários, uma escola de idiomas muitas vezes não personaliza seus cursos, o que acaba não atendendo as necessidades especificas de cada aluno.

 

Outra questão importante é que uma aula em um grupo grande, o nível de participantes é diferente. E, às vezes, você não aprende tanto quanto deveria, assim como pode se sentir desconfortável em falar e expressar suas dúvidas.

 

Aulas particulares – Vantagens

Nas aulas particulares, é possível personalizar o método de ensino para cada aluno.  Além disso é possível optar por aulas individuais. Ou até mesmo por aulas com um grupo reduzido de alunos, caso você faça questão de ter um melhor acompanhamento.

 

Nessa modalidade o professor pode preparar materiais exclusivamente para você e se concentrar nos seus pontos fortes e fracos. Assim, o aprendizado se torna mais rápido, prazeroso e eficiente.

 

Além disso, aulas particulares permitem que você fale mais e use sua gramática e vocabulário. E também são uma excelente pedida caso você queira concentrar seus estudos mais em seu setor, como sua área de trabalho ou plano futuro.

 

Entre as vantagens que aulas particulares podem oferecer, estão:

  • Personalização do método de ensino;
  • Materiais específicos;
  • Maior disponibilidade de tempo do professor;
  • Horário flexível;
  • Possibilidade de aprendizado em um tempo menor;
  • Mais estimulo à conversação;
  • Maior comodidade.

 

Desvantagens

Muitas pessoas acreditam que a desvantagem dessa modalidade está no fato do custo ser maior. Mas, considerando que a personalização do ensino proporciona a você uma analise das suas necessidades e dificuldades no idioma. E que isso possibilita um aprendizado mais rápido, o que lhe permite ficar menos tempo pagando pelas aulas, o custo benefício dessa alternativa acaba sendo melhor.

 

Como você pode ver as escolas de idiomas ou aulas particulares apresentam pontos negativos e positivos. Por isso é importante pensar nesses pontos na hora escolher entre elas.

 

O recomendado é: se você não fala inglês ou é iniciante, provavelmente a turma em grupo é mais recomendada.  Porém quando você entra na fase intermediária, você deve investir seu tempo e dinheiro em uma aula particular.

Mas independente do formato de ensino oferecido nas escolas de idiomas ou aulas particulares, o importante e que você busque a forma que mais atenda as suas necessidades. E que mais te motive a continuar aprendendo.

 

Gostou do post? Já sabe onde fazer seu curso de inglês? Aproveite para conhecer os cursos da Academia de Inglês. Somos especialistas em criar cursos específicos para cada aluno. E possuímos professores nativos que irão tornar o seu aprendizado mais prático e eficaz.