Entrevista para MBA – Veja como se preparar

Entrevista para MBA – Veja como se preparar (2 de fevereiro de 2021)

 

MBA é uma especialização voltada para profissionais que desejam adquirir ou então aprofundar conhecimentos na área de gestão e administração. No processo de admissão, a etapa que mais gera nervosíssimo dos candidatos é a entrevista. Se você está pensando em tentar o processo ou fará em breve, nesse artigo, vamos mostrar como se preparar frente a uma entrevista para MBA.

 

Depois de ler o artigo visite nosso site e leia mais sobre nosso curso único:

Inglês para MBA.

Para tanto, separamos abaixo as principais perguntas realizadas no processo que vão te ajudar a ser aceito em qualquer seleção. Confira!

 

1.    Por que você quer estudar em uma escola de negócios?

Esta é uma pergunta simples. Mas, ao responde-la, você precisa ser autentico e verdadeiro, até mesmo para chamar a atenção dos avaliadores. Respostas clichês e decoradas eles já estão habituados a ouvir. E não vai ser isso que irá garantir sua vaga.

Além disso, apresente para eles como o MBA pode te ajudar a alcançar seus objetivos a curto e longo prazo. Tenha uma resposta clara e objetiva -nada de prolixidade.

 

2.    Quais são seus diferenciais frente a outros candidatos da entrevista para MBA

Na maioria das vezes, você não conhece seus concorrentes. No entanto, esta pergunta não tem o objetivo de fazer você evidenciar aspectos negativos nos outros. E sim de você pontuar suas principais qualidades.

Fale sobre seus diferenciais, lembrando de ressaltar todas aquelas que se relacionam com a área. Além disso, é importante que você sempre exemplifique por meio de resultados ou então situações reais onde suas qualidades impactaram positivamente em sua carreira.

 

3.    Como você pode contribuir com o nosso programa? 

Muitos candidatos ficam preocupados com a entrevista para MBA. E, por isso, acabam esquecendo de avaliar como ele poderá contribuir para o curso. Ou seja, o candidato pensa apenas nos benefícios o curso trará para ele, mas o contrário nunca vem à mente.

Aqui você vai defender novamente seus aspectos positivos. Relembre um pouco da sua trajetória, bem como procure mostra como essas qualidades beneficiarão os seus colegas.

 

4.    Qual é sua definição de trabalho em equipe

Fuja do óbvio! Os avaliadores atualmente não esperam que você fale a definição do dicionário. Eles querem que você responda essa pergunta com base em suas vivências.

Portanto, foque no objetivo e como a equipe irá desenvolver o trabalho afim de atingi-lo. Além disso, procure considerar nesse caso não só o coletivo, mas o papel de cada um dentro da equipe.

 

5.    Como você planeja usar o diploma? 

Uma das formas de se dar bem em uma entrevista para MBA é planejando e pontuando seus passos após a finalização do MBA.

Nesse ponto é importante ressaltar seu plano de carreira e suas expectativas para o futuro. Mas, lembre-se muito mais do que falar seus projetos enfatize o como você pretende alcança-los.

 

6.    Por que você decidiu se candidatar ao nosso programa de MBA?

Conheça a instituição que você fará a entrevista, coloque os aspectos específicos da instituição em sua resposta. Esse é um dos momentos que você precisa mostrar que conhece assim como realmente deseja aquela instituição.

 

Como o inglês pode te ajudar a conquistar uma vaga em entrevistas de MBA

O conhecimento das questões acima pode te dar uma previsibilidade sobre o que esperar nesse processo. Mas, se você quer alavancar suas chances de se dar bem na entrevista para MBA. E apresentar aos avaliadores um diferencial que poucos tem o cuidado de mostrar, então a dica é intensificar seu aprendizado de inglês.

Um candidato que domina um segundo idioma é sempre bem visto em processos seletivos como estes. Além disso, depois da graduação, você poderá usar sua fluência para se destacar também em entrevistas de emprego.

 

Agora que você já sabe como se preparar em entrevistas para MBA, que tal aprimorar seu inglês agora mesmo e com professores nativos? Acesse nosso site e faça uma avaliação para saber como anda seu inglês. Leia mais sobre nosso curso: Inglês para MBA.