Diferença entre GMAT e GRE. Qual o melhor para você?

Diferença entre GMAT e GRE. Qual o melhor para você?

Mais de 1200 programas utilizam os exames GMAT e GRE para selecionar candidatos em programas de pós-graduação fora do país. Por isso, saber do que se trata, bem como conhecer a diferença entre GMAT e GRE é muito importante.

Principalmente para quem deseja incrementar seu currículo e conquistar boas oportunidades de emprego no exterior através de cursos de especialização, mestrado ou então doutorado.

Continue sua leitura e veja agora as principais diferenças entre GMAT e GRE. Assim, poderá saber qual dos dois exames é o mais indicado para você. Confira!

 

Principal diferença entre os dois

Embora sejam bem parecidos, os exames GMAT e GRE possuem indicações distintas. O GMAT (Graduate Management Admission Test)  é um exame que escolas de negócios exigem para candidatos em programas de MBA no exterior.

Enquanto isso, instituições usam o GRE (Graduate Records Examinations)  para aprovar candidatos em programas de mestrado em outras áreas de atuação. Políticas públicas e economia são algumas delas.

 

Diferença entre GMAT e GRE quanto a estrutura

A estruturação é um parâmetro que se refere ao tempo e tipo de questões que compõem os dois exames.

O GRE se divide por seções. A seção analítica é composta por duas redações. E você deve desenvolve-las em 30 minutos, cada uma delas.

Enquanto isso, a seção de raciocínio verbal também pode ser feita em 30 minutos. Ainda tem mais duas seções de raciocínio quantitativo, que pode ser realizada em um total de 70 minutos. E por fim, conta com a seção experimental que varia entre 30 e 35 minutos.

Agora o GMAT é composto por uma seção de escrita analítica, que é feita em 30 minutos, uma seção de raciocínio integrativo mais 30 minutos. Após, vem a seção quantitativa de aproximadamente 60 minutos

Por último, mas não menos importante, vem a seção verbal de 65 minutos.

 

Formato do teste e pontuação

Outro ponto que diferencia o GMAT e GRE é o formato do exame.

No exame GRE os testes são feitos através de MST (Computer-Multi-Stage). E você pode ainda fazer a impressão do teste, dependendo do local onde será feita a prova.

Contudo, o exame GMAT é feito através de um teste que se adapta ao computador (CAT).

Vale ainda ressaltar a diferença entre GMAT e GRE em relação a pontuação. No GMAT é feita através da classificação geral, que varia entre 200 e 800 pontos. Porém, o raciocínio integrado e escrita tem pontuações separadas.

Já o exame GRE possui variadas pontuações, que vão de acordo com cada seção, ficando entre 130 a 170 em incrementos de 1 ponto, para raciocínio verbal e quantitativo. Já a seção de redação acaba sendo pontuada separado.

Os testes só não diferem no período de utilização que para ambos é de 5 anos.

 

GMAT e GRE – Qual é o melhor?

Não existe um melhor ou um pior, a diferença nesse caso se relaciona diretamente aos seus objetivos com cada exame.

Alguns candidatos fazem a escolha do teste pelo grau de dificuldade, baseado naquilo que se sobressaem, Além disso, existem alguns pontos importantes de considerar:

  • As questões de matemática são mais fáceis no GRE;
  • O GRE foca mais no vocabulário, enquanto isso, o GMAT visar mais excelência em gramática;
  • O GRE é um dos testes mais feitos pelo mundo e tem a facilidade de pular questões;
  • Temos ainda outra diferença entre GMAT e GRE que é em relação a valores, o GMAT é mais caro.

Agora que você já conhece a diferença entre GMAT e GRE, pode começar a pensar em qual é melhor para você!

 

A Academia De Inglês oferece curso preparatório para GRE e curso preparatório para GMAT com professores nativos. Temos muitos anos de experiência na preparação de alunos brasileiros para o GMAT e GRE, tanto em inglês quanto em matemática.