Inglês para Executivos e Gerentes 2

Conheça 5 competências necessárias para uma carreira internacional (01 março 2020)

Independentemente se você busca uma carreira profissional aqui no Brasil ou no exterior, é preciso esforço e dedicação para se tornar um bom profissional no mercado de trabalho. Não basta apenas ser capaz de realizar o trabalho, mas fazê-lo de maneira distinta e excepcional. Para isso, fizemos uma lista com 5 competências necessárias para uma carreira internacionalde sucesso.

1. Desenvolva habilidades pessoais

Antes de pensar em quaisquer habilidades técnicas que tenham relação direta com a sua profissão, existem habilidades pessoais que devem ser desenvolvidas. Trabalhar com outras pessoas exige bastante maturidade e capacidade de adaptação. É preciso estar ciente que vai haver conflitos, divergência de ideias, hierarquias dentro de uma organização e que é isso que faz o ambiente tão rico. 

É preciso desenvolver um senso de autocrítica bom o suficiente para perceber de que maneiras você está indo bem e quais situações pedem que você busque uma forma alternativa para resolver o problema. A vontade de permanecer buscando conhecimento, independente da profissão que você tenha e de que lugar você ocupe numa empresa, é fundamental.

2. Construa uma boa formação acadêmica

Pensando numa parte mais técnica, a formação acadêmica é o primeiro passo. É aqui que você vai escolher uma área de atuação para seguir e realmente se dedicar aos estudos. Além de escolher uma instituição reconhecida por órgãos competentes e de dar o seu máximo nas atividades dentro da sala de aula, busque também atividades fora dela: projetos de extensão, projetos de ensino, congressos, simpósios… tudo isso vai fortalecer sua formação e enriquecer ainda mais seu currículo.

3. Para uma carreira internacionalde sucesso, um relacionamento bom com outros profissionais é fundamental

Onde for que você trabalhe, seja funcionário ou dono de uma empresa, você nunca trabalhará sozinho. Trabalhar com outras pessoas exige uma série de atitudes: maturidade, paciência, cumplicidade, valorização e principalmente respeito. A partir do momento que você reconhece que precisa do outro e que todos, juntos, podem fazer muito mais, as coisas mudam. 

É como se a rede de relacionamentos pudesse ser vista como um motor cheio de engrenagens: se uma não funcionar, tudo para. Assim é o mercado de trabalho. Valorize quem trabalha com você e mantenha um bom relacionamento com outros profissionais; além de você poder ter um melhor resultado, será elogiado por outros profissionais e servirá de referência.

4. Mantenha sua mente aberta

Ser aberto a formas diferentes de pensar, de agir e de ver o mundo é fundamental quando se busca uma carreira internacional- principalmente porque você estará em contato com uma cultura totalmente diferente da do seu país de origem. Muitas vezes a gente acaba cego para outras alternativas que nunca tivemos contato antes e isso não necessariamente significa que não sejam boas ideias. Por isso, ter a mente aberta para o diferente é um passo muito importante.

5. Fale inglês fluentemente

Como falamos em outro post (você pode acessá-lo clicando aqui – Inglês para executivos), grande parte da população sabe a importância do nglês na construção de uma boa carreira, tanto dentro como fora do Brasil. Por outro lado, poucos realmente falam o idioma de maneira fluente.

Então, como o inglês é um idioma praticamente universal, para você ter uma carreira internacional de sucesso, você precisa falar inglês fluentemente.

Pensando nisso e nas diversas áreas de atuação de profissionais, a Academia de Inglês disponibiliza vários cursos específicos para cada uma delas. Os professores são nativos e dão aulas em formato online ou presencial, então não tem desculpa para falar inglês agora. 

E sabe qual a melhor parte? A partir do seu nível de inglês, os professores montam um curso personalizado para as suas necessidades. Está esperando o que? Clique aqui agora e faça já sua avaliação.