Compreensão oral em inglês: 5 Dicas para melhorar a sua!!!

Compreensão oral em inglês: 5 Dicas para melhorar a sua!!! (15 de abril de 2021)

No processo de aprendizado de um novo idioma, a compreensão oral em inglês ou listening é uma etapa muito importante para se conquistar a fluência no idioma com qualidade e eficiência.

Mas, é fato que compreender o que a outra pessoa está falando em outro idioma nem sempre é fácil. Inclusive, esta é uma situação que gera muitas dúvidas e alguns desafios, principalmente para quem é iniciante.

Para contornar a dificuldade de compreensão oral em inglês, existem algumas dicas que você pode colocar em prática. Quer saber quais são elas? Então continue lendo e veja a seguir o que fazer para melhorar esse aspecto no seu aprendizado de um novo idioma!

 

1. Quer melhorar sua compreensão oral em inglês? Então incorpore o inglês no seu cotidiano

Não existe fórmula mágica para aprimorar a compreensão oral em inglês. Nesse caso é importante que você introduza o inglês literalmente no seu cotidiano.

Isso significa que, sempre que possível, faça escolhas que envolvam o idioma, como assistir filmes e séries, escutar música, ouvir o rádio e, até mesmo, informar-se sobre as principais notícias do mundo.

Isso fará com que você fique cada vez mais habituado à língua, com uma compreensão mais ampla das diferentes formas de falar, sotaques, expressões mais usadas. Enfim, a familiarização fará com que aprimore cada vez mais sua compreensão oral acerca desse idioma.

 

2. Ouça coisas do seu interesse

Além de escutar coisas em inglês, selecione bem aquilo que você usará para aprimorar sua audição. Fazendo essa seleção, você diminui as chances de desanimar durante o processo de aprendizado, pois estará ouvindo coisas que são do seu interesse.

Existem algumas ferramentas que pode usar para encontrar vídeos e áudios em inglês de qualidade e sobre os assuntos de seu interesse, como:

  • Youtube
  • TED Talks
  • Podcasts

Inclusive, no Podcast não existe qualquer referência visual, o que lhe obriga a ter extrema atenção e, assim, afinar sua capacidade de compreensão oral em inglês.

 

3. Coloque em prática seus novos conhecimentos

No processo de memorização e aprendizagem, existem dois mecanismos cerebrais: aprendizagem passiva e ativa.

Na passiva, o cérebro absorve o máximo de informações possíveis, o que é feita, por exemplo, quando estamos escutando algo em inglês. A ativa, por outro lado, exige de nós uma ação, exige que coloquemos em prática tudo aquilo que absorvemos.

Tendo isso em mente, é importante, depois de fazer exercícios de escuta, esforçar-se para colocar em prática as expressões e palavras aprendidas, assim que houver uma situação propícia, como em uma reunião ou em uma conversa.

 

4.Troque experiências com falantes nativos

Uma técnica excelente para melhorar a compreensão oral em inglês é, sempre que possível, conversar com pessoas nativas. É uma experiência muito interessante pois você terá contato com a língua em sua origem, na forma mais viva possível, com o uso das expressões e palavras mais utilizadas.

Você pode fazer isso entrando em salas de conversação com pessoas estrangeiras, ou então participar de grupos em redes sociais em que estrangeiros façam parte.

 

5. Invista em um curso de inglês

Por fim, uma das melhores dicas para quem deseja melhorar sua compreensão oral em inglês de forma rápida e eficaz é investindo em um bom curso de inglês. Hoje em dia, já existem escolas especializadas em oferecer aulas de “listening”.

É o caso da Academia de Inglês, que oferece cursos personalizados e voltados à melhoria da sua compreensão oral em inglês, com profissionais experientes, capacitados e que exploram todos os tipos de vivência com o inglês.

 

 

Aproveite e acesse agora mesmo nosso site para fazer uma avaliação!

https://www.academiadeingles.com.br

https://inglesparanegociosonline.com.br