Certificação CFA: um pouco sobre o exame CFA  (23 de julho de 2020)

A certificação CFA (Chartered Financial Analyst) é um certificado para analista financeiro. Mais do que isso, essa certificação se trata de um título que é buscado por profissionais que desejam alcançar a maestria em finanças bem como em investimentos.

Essa certificação serve para comprovar que o titular do documento possui um conhecimento amplo do mercado financeiro, possibilitando que o profissional trabalhe em grandes empresas assim como em diversos países como analista financeiro.

Por ter um alto grau de dificuldade, a certificação CFA é o título mais cobiçado por analistas e funciona como um passaporte para o mundo financeiro.

Veja nesse post o que é preciso para se tornar um CFA, quais requisitos e como se preparar da melhor forma possível para obter esse tipo de certificação.

O que é preciso para se tornar um CFA?

Para se tornar um CFA primeiro é necessário muito estudo 🙂 .  Além disso é preciso preencher outros dois requisitos.  O processo para a obtenção do título é composto por três etapas, são:

  • 1º etapa- Passar nos três níveis do conteúdo cobrado no exame;
  • 2º etapa- Comprovar quatro anos de experiência profissional na área das finanças;
  • 3º etapa- Assinar um termo de ética e conduta, além de se tornar membro do instituto CFA.

Na primeira etapa é necessário que o candidato atinja uma pontuação mínima assim como passe sequencialmente nos três níveis da prova.  Além disso, o exame para obter o certificado CFA é feito todo em inglês, portanto, o candidato necessariamente precisa ser fluente nessa língua.

O conteúdo cobrado no exame é extenso e muito abrangente. No nível 1 é cobrado o conhecimento básico de investimentos e no nível 2 são abordadas questões mais complexas e analíticas.

Já no último nível pode ocorrer de ser cobrado novamente todo o conteúdo dos outros dois níveis, mais a redação além de uma argumentação em inglês.

Certificação CFA – Requisitos e quanto custa

Para começar a pensar na inscrição para obtenção do certificado CFA é necessário que o candidato se enquadre em um dos seguintes requisitos:

  • Graduação: o candidato deve possuir o diploma ou estar no último ano do curso. E para chegar no nível 2 da prova o curso necessariamente precisa estar concluído.
  • Experiência profissional: é necessário que o candidato tenha 4 anos de experiência na área das finanças.
  • Combinação de experiência profissional mais a graduação, totalizando quatro anos antes do início da inscrição.

De início, o custo para a obtenção do certificado CFA é de uma taxa de 450 dólares mais a taxa para inscrição no exame CFA, sendo a segunda taxa variável e geralmente mais cara. 

Certificação CFA – Como se preparar?

O instituto CFA norte americano aconselha que os candidatos tenham 900 horas de estudo para o exame, sendo 300 horas para cada nível.  Além de cursos os interessados em obter essa certificação podem fazer simulados bem como ler livros que podem ajudar na preparação para o exame.

Você também precisa ter certeza que o seu inglês não vai te deixar na mão, por isso invista em cursos específicos para CFA que te ajudarão nesse quesito.

Que tal investir em uma super preparação e alcançar o mais difícil bem como cobiçado título do mundo financeiro?

Nós da Academia de Inglês, temos muitos anos de experiência na preparação de profissionais de bancos e finanças para obter uma pontuação alta em seus exames, prepará-los para entrevistas ou apenas inglês para negócios.

 

se você é um profissional em áreas como bancos ou finanças e gostaria de saber qual tipo de inglês é melhor para você, entre em contato conosco para uma breve conversa e avaliação de seus necessidades e demandas. Após a nossa avaliação, você terá uma imagem muito mais clara do qual curso de inglês apropriado especificamente para você.  Bem vindo.