5 Provas de Proficiência em Inglês mais aplicadas no Brasil

5 Provas de Proficiência em Inglês mais aplicadas no Brasil (24 de dezembro de 2020)

 

Como está o seu conhecimento do inglês? Uma forma de testar e certificar o seu domínio da língua é submetendo-se a uma das provas de proficiência em inglês.

São várias as situações nas quais você precisa provar o seu nível de conhecimento da língua inglesa:

  • Intercâmbio;
  • Curso universitário no exterior;
  • Oportunidade de emprego, …

Portanto, é importante que você tenha em mente não só a necessidade de fazer um desses testes, bem como avaliar qual das provas de proficiência em inglês deve se submeter.

Nesse post, separamos os 5 principais testes de proficiência em inglês que se aplicam no Brasil. Confira!

 

Provas de proficiência em inglês – IELTS

O IELTS é um teste bastante popular na Europa e no Canadá. Ele avalia quatro habilidades: leitura, escrita, fala e escuta.

Esse teste não tem prazo de validade. Além disso, o British Council é responsável por aplica-lo, em conjunto com a Universidade de Cambridge.

Vale lembrar que, mesmo sem ter prazo de validade, algumas instituições podem não aceitar o IELTS caso sua aplicação tenha ocorrido há muito tempo.

 

TOEFL

Dentre as provas de proficiência em inglês, o TOEFL é o mais antigo, aplicado desde 1964 pelo Educational Testing Service (ETS). É bastante solicitado por universidades e empresas dos Estados Unidos e do Canadá, possui validade de 02 anos e também avalia as quatro competências já mencionadas.

Um fato interessante é que o TOEFL avalia o inglês de acordo com distintos sotaques, quais sejam, do Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.

 

Provas de proficiência em inglês – Cambridge Tests

O Cambridge é um dos exames de proficiência em inglês que propõe provas aos alunos de acordo com o seu nível de conhecimento em inglês. Ou seja, cada nível de inglês equivale a uma prova. São elas:

  • FCE;
  • CAE;

Estas são provas mais específicas e, portanto, não são aceitas por todas as instituições.

Embora tenha objetivos e níveis distintos, é importante mencionar que todas as provas da Cambridge são válidas.

 

TOEIC

O TOEIC é um teste de proficiência pouco conhecido, mas igualmente importante e aceito e por várias universidades e instituições ao redor do mundo. É uma prova mais difícil em relação a outras e, por isso, recomenda-se pelo menos um nível intermediário de inglês para sua realização.

Apesar de também avaliar quatro competência, o TOEIC se divide em duas etapas: a primeira de compreensão oral e leitura e a segunda de escrita e expressão oral.

 

Provas de proficiência em inglês – GMAT

Aceito tanto na Europa como nos Estados Unidos, o GMAT é uma das provas de proficiência em inglês exigida por instituições, assim como um bom teste para aquelas pessoas que pretendem dedicar-se à área dos negócios.

Além do inglês, avalia outras competências, como matemática, leitura e escrita analíticas, análise e descrição de dados e tomada de decisões sob pressão.

Exigências têm como objetivo limitar o ingresso a instituições que se dedicam à área de negócios, uma vez que referido setor está em ampla extensão no mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre as provas de proficiência em inglês, veja qual teste se adéqua melhor aos seus objetivos.

 

A Academia De Inglês oferece diversos cursos para profissionais e estudantes brasileiros se prepararem para exames e certificações profissionais. Temos cursos preparatórios para TOEFL, PTE, GMAT, GRE, SAT, GMAT, CFA, MBA e muito mais que são ministrados por professores nativos com muitos anos de experiência no ensino de inglês para brasileiro.